sábado, 11 de agosto de 2012

Pergunta para ser respondida pelas Supervisoras Analistas

Qual a importância da música na Educação Básica?

7 comentários:

  1. Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo, como explica Clélia Craveiro: \"Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes, que pode englobar ainda artes plásticas e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico\". Apesar de ser uma boa iniciativa, o trabalho com equipes multidisciplinares para o ensino de música não tem acontecido de forma satisfatória nas instituições de ensino. \"De qualquer maneira, trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar em escolas de educação básica é uma tarefa complicada\", afirma Clélia.

    Resposta encontrada por Mariângela Tavares Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a música é importante na Educação Básica porque se trata de um recurso educativo que favorece o desenvolvimento da criança e adolescente nos aspectos psicomotor, socioafetivo e cognitivo. Além disso, entendo que ao utilizar-se desse recurso o professor poderá criar um ambiente mais alegre e harmonioso na sua sala.

    ResponderExcluir
  3. A música contribui significativamente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Ela os desperta para um novo mundo, estimula o raciocínio, a sensibilidade, além de proporcionar a sociabilização.

    ResponderExcluir
  4. Já é constatado de muito tempo, a eficácia no processo de desenvolvimento infantil, o uso da Música no Currículo Escolar (especialmente no ensino fundamental). Além de ser uma excelente terapia que irá auxiliar na formação emocional e cultural, também pode ser utilizada como um importante meio de estímulo às outras matérias escolares.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir



  6. A música é parte integrante da formação humana. Sempre interagindo com
    seu meio.O homem concebeu e confeccionou instrumentos variados, criou e
    exercitou diferentes cânticos, desenvolvendo com a linguagem musical uma relação cada vez mais rica e múltipla. Desse modo, foi de fundamental importância apontar a música como uma dimensão do ser humano ao utilizar os sons presentes no cotidiano como elementos educativos. Não basta a música estar presente na escola, tem o papel de promover o desenvolvimento de outras capacidades, como: expressar-se por meio do próprio corpo, ouvir com atenção, produzir idéias e ações próprias, desenvolver a capacidade e percepção dos diferentes modos de fazer música. Apreciá-la valorizando com isso, a função social e cultural da música nos diferentes contextos. A música na escola tem que gerar o estímulo ao estudo das demais disciplinas. Por que não se pode valorizá-la como uma área de conhecimento específico, mas que requer estudo diversidade pratica e reflexão, que esteja inserida nos planejamentos e no cotidiano da escola. A música deve e pode ser mais do que um momento agradável dentro da sala e da própria escola.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso que é fundamental adotar esse caminho, e dar oportunidade aos jovens da periferia e das classes menos favorecidas o ensino de música nas escolas estaduais e municipais, estimulá-los a ter contato não apenas com o que já conhecem, mas reconhecer que existem diferentes estilos musicais e que todos têm suas especificidades etc. Penso numa grande revolução musical por meio da educação, grandes expoentes e maestros, grandes músicos, e isso sendo realidade dentro da escola. Podem existir pessoas com um imenso potencial para a música, mas que ainda não foram apresentadas de forma adequada a ela. Creio que oportunidade, incentivo e trabalho adequados podem vir a dar em grandes resultados.

      Excluir